terça-feira, 10 de junho de 2008

O nome de "Várzea dos Cavaleiros"

Segundo consta no livro "A Sertã e o Seu Concelho" do Padre António Lourenço Farinha nas páginas 155 a 157 a freguesia de Várzea dos Cavaleiros foi criada nos anos de 1554 ou 1555.

Supõe-se que a Várzea nos primeiros tempos da nacionalidade, tinha o nome de "Tamolha", porque seria então a única povoação nas margens da Ribeira da Tamolha.

O nome - Cavaleiros - (diz Miguel Leitão de Andrade) veio-lhe de se juntarem no tempo dos romanos na várzea, próximo da ribeira da Tamolha, os cavaleiros lusitanos «para fazerem suas resenhas».


Há outra versão acerca do nome da Várzea dos Cavaleiros: tendo-se travado em 1246 ou 1247 nesta várzea, onde possivelmente não havia qualquer povoação, uma batalha entre D. Afonso III e o rei de Castela que veio em defesa de D. Sancho II (irmão do primeiro monarca), que pretendia rehaver a corôa, sobressairam no combate os cavaleiros portugueses das Ordens Militares, especialmente D. João Pires Anaia que de sete lanças seguidas matou sete inimigos.

Para recordação da vitória e para glória dos valorosos combatentes o soberano português deu-lhe o nome de Várzea dos Cavaleiros.

Sem comentários: